Seleccionar página

Cases de Sucesso

A ciência muda sua vida com rapidez. Há 100 anos os irmãos Wright construíram uma estrutura de madeira e tecido que se subiu e percorreu 36 metros pelo ar, e hoje o turismo espacial já é una realidade. Calcula-se que depois da invenção das vacinas, foram salvas mais de 1.500 milhões de vidas; e recentemente a vacina contra a COVID-19 conseguiu baixar os óbitos em 91%. Existem muitos exemplos como esse, y aqui deixamos uma pequena seleção dos cases de sucesso mais importantes da história, que surgiram na América Latina e no mundo.

Desenvolvimento de Vitaminas

1935

Em 1935, Tadeusz Reichtein sintetizou pela primeira vez a vitamina C, o que representou um grande avanço para acelerar os processos de crescimento e reparação de tecidos no corpo.
Produção de anticorpos monoclonais

1984

George Köhler e César Milstein estabeleceram as bases para a produção de anticorpos monoclonais em 1984. Desde então, foi possível melhorar o tratamento de doenças como o câncer, infecções virais e inflamatórias.
Vacina COVID-19

2020

Esta ferramenta, uma verdadeira tesoura molecular que permite “cortar e pegar” pedaços de material genético em qualquer tipo de célula, foi considerada como o maior avanço cientificado do ano de 2015.
Incubadora Neonatal Artificial | Perú

2006

Uma equipe de cientistas peruanos aperfeiçoou as incubadoras neonatais artificiais em 2006, permitindo melhorar as condições para os recém-nascidos.
O primeiro Bypass de Coração | Argentina

1967

Hoje sendo o procedimento cirúrgico cardíaco mais comum do planeta, o bypass coronário, foi realizado pela primeira vez em 1967 pelo médico argentino René Favaloro.
Vacina Hepatite B | Chile

1981

Graças a vacina contra a Hepatite B desenvolvida por um chileno, desde 1981 é possível evitar centenas de milhares de mortes por esta doença.
Monitoramento Fetal | Uruguay

1947

Em 1947, os médicos uruguaios Hermógenes Álvarez e Roberto Caldeyro Barcia, desenvolveram o sistema de monitoramento fetal, que previne danos neurológicos dos bebês no momento do nascimento.
O vírus do papiloma humano (VPH) | Colombia

2006

Graças à cientista colombiana, Nubia Muñoz, que descobriu o Papiloma Vírus Humano como principal causa de câncer cervical, o teste e a primeira vacina contra o HPV foram desenvolvidos.
Pílula Anticoncepcional | México

1951

Em 1951 um mexicano desenvolveu a primeira pílula anticoncepcional do mundo. Foi um marco na revolução sexual.
Produção de Hemoderivados | Costa Rica

2011

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Costa Rica desenvolveu em 2011 uma técnica biotecnológica utilizada até os dias de hoje no tratamento de queimaduras, desnutrição, hepatites e doenças autoimunes.

Hand of Hope | Ecuador

2016

Estudantes equatorianos de eletrônica desenvolveram em 2016 um exoesqueleto de mão que ajuda a recuperar o movimento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral.

Brain Machine Interfaces | Brasil

2008 – Presente

No ano de 2008, o brasileiro Miguel Nicolelis desenvolveu um exoesqueleto capaz de movimentar uma pessoa paraplégica através de sinais neuronais.

Lo cierto es que la ciencia jamás puede ofrecer una verdad universal o una representación objetiva e intocable del mundo, ya que su rol se basa en cuestionar las condiciones de validez y desencadenar reflexiones, lo que la posiciona como un actor social de primera importancia, más aún, si consideramos los convulsionados tiempos que estamos atravesando. Es en este escenario que la voluntad transformadora del emprendimiento cobra doble importancia: a través del trabajo de pensadores con un instinto cuestionador, impulsa la búsqueda de nuevas soluciones a necesidades cada vez más complejas, y, además, nos recuerda que las buenas ideas, por muy pequeñas que parezcan, tienen el potencial de cambiar la vida de millones. 

El cuestionamiento permanente que da forma a la investigación científica es el que nos ha llevado a desarrollar todos los materiales, herramientas y tecnologías que utilizamos hoy en día. Desde los bolígrafos hasta los cohetes, desde las aspirinas hasta los trasplantes de órganos. Todo, absolutamente todo, es producto de la búsqueda incansable que llevan en su ADN la ciencia y el emprendimiento.

América Latina ha sido parte de este camino y puede tener un rol protagónico en lo que viene. Contamos con  una masa crítica de ciudadanos, investigadores y visionarios dispuestos a compartir sus conocimientos e intelecto para desarrollar las soluciones a nuestras necesidades y, por qué no, las del mundo entero. El mundo se transforma a una velocidad vertiginosa, por lo que las decisiones de hoy moldearán la vida de mañana.

Cuando el conocimiento era solo un placer, nuestra visión del mundo era incompleta. Tal vez hoy aún lo sea pero al menos hoy sabemos que la diversidad, la interdisciplinariedad y la colaboración están en el núcleo del nuevo método con el que construimos respuestas. Tenemos que abrir la puerta para que todas las miradas, todas las actoras y los actores puedan participar en este trabajo colectivo. La ciencia es de todos y todas. Si tomamos la decisión correcta, será nuestra mejor compañera para estar a la altura de la gran responsabilidad que significa construir nuestro propio futuro.

Cases de Sucesso

A ciência muda sua vida com rapidez. Há 100 anos os irmãos Wright construíram uma estrutura de madeira e tecido que se subiu e percorreu 36 metros pelo ar, e hoje o turismo espacial já é una realidade. Calcula-se que depois da invenção das vacinas, foram salvas mais de 1.500 milhões de vidas; e recentemente a vacina contra a COVID-19 conseguiu baixar os óbitos em 91%. Existem muitos exemplos como esse, y aqui deixamos uma pequena seleção dos cases de sucesso mais importantes da história, que surgiram na América Latina e no mundo.

© 2021 F. Hoffmann-La Roche Ltd

  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Essa página da web tem informações de produtos designados à uma ampla audiência e pode ter detalhes de produtos ou informações, que de outra forma, não seriam acessíveis ou válidas em seu país. Esteja ciente de que não temos responsabilidade pelo acesso de tais informações que podem não estar em conformidade com os devidos processos legais, regulamentos, registros ou uso no país de origem.